26/07
3ª Corrida Pão De Açúca...3ª Corrida Pão de Açúcar Kids - Fortaleza
26/07
Aula H - SpinningAula H - Spinning
26/07
Corrida Explore 2014 - Etap...Corrida Explore 2014 - Etapa Piracicaba
26/07
Night Run 2014 - Etapa Mart...Night Run 2014 - Etapa Marte - Belo Horizonte
26/07
Night Run 2014 - Etapa Mart...Night Run 2014 - Etapa Marte - Vitória
27/07
12° Circuito De Aquathlon ...12° Circuito de Aquathlon Atletas Solidarios - 2ª etapa

compre sua foto

 
encontre o seu
tênis ideal
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida de grau de obesidade de uma pessoa por meio de cálculo

Calculadora de IMC

A calculadora Tempo Run projeta o tempo para uma distância almejada, baseando-se no seu desempenho atual em outra distância.

Tempo Run

A calculadora de calorias indica quantas calorias você perde ao correr uma determinada distância.

Calculadora de calorias

Alcance sua meta nas provas e treinos! A pulseira é a ferramenta ideal para monitorar seu ritmo, km a km, em qualquer distância.

Pulseira de Ritmo

Compartilhe por email

5 km: os primeiros passos de um corredor de verdade

É o primeiro e mais importante passo para largar o sedentarismo
5 km: os primeiros passos de um corredor de verdade

Alcançar os 5 km e manter-se corredo com tranquilidade essa distância é o primeiro passo para você se transformar em um corredor de verdade. É o primeiro estágio para o malhador esporádico ou peladeiro de final de semana ter certeza de que não é mais um sedentário. A hora de sair da frente do computador e de fazer algo bom para a sua saúde pode trazer desconforto, preguiça e insegurança. Mas vá em frente porque o esforço compensa.

Atitude Positiva

Corredores que estão prestes a fazer da corrida um hábito de vida, costumam desenvolver uma atitude positiva no exercício. Quando têm um desafio concreto pela frente ficam mais motivados, o que vai ajudar muito na conquista dos 5 km. Se você está nessa categoria, a ideia é se inscrever em uma prova de 5 km, que vá acontecer pelo menos em três meses. É o tempo que você precisa para se preparar. Sem sofrimento ou pressão. 

Humildade

A relativa facilidade de estar preparado, em pouco tempo, para completar um percurso é outro atrativo para atingir a meta desejada. Os primeiros dias de treinamento serão os mais difíceis. Mas depois, tudo fica mais divertido. Correr faz com que aumentem os níveis de serotonina em seu cérebro, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Isso significa que você ficará viciado nessa atividade, que ao contrário de outras dependências, só traz benefícios.

Agora, atenção para não se deixar contagiar pelo excesso de empolgação em um primeiro momento, que pode fazer com que você corra acelerado demais para a sua condição. Isso gera ansiedade, além de aumentar o risco de lesão, levando à queima de etapas no estágio de evolução. O preço a pagar em caso de contusão ou de fracasso por não conseguir vencer o ritmo que você determinou, traz frustração, desestímulo e desinteresse. Uma vez que paciência e a persistência são virtudes e armas de um bom corredor, melhor praticá-las desde já. A humildade também deve acompanhá-lo nos treinamentos. Há corredores que terminam o percurso de 5 km se arrastando. Esse é o sinal mais claro de que menosprezaram a distância. Não é porque você faz 10 ou 20 minutos de esteira que conseguirá completar tranquilamente a prova.

Planilhas

5 km iniciantes / 8 semanas

5 km iniciantes / 12 semanas

5 km intermediário / 4 semanas

5 km intermediário / 8 semanas

5 km intermediário / 12 semanas

5 km avançado / 4 semanas


VOCÊ CHEGA LÁ: A relativa facilidade de estar preparado faz com que você se motive mais para atingir os 5 km.