25/04
Arnold Pump E RunArnold Pump e Run
26/04
33ª Caminhada Da Inconfid...33ª Caminhada da Inconfidência
26/04
Arnold Pump E Run - 26/04Arnold Pump e Run - 26/04
26/04
Night Run 2014 - Etapa Mart...Night Run 2014 - Etapa Marte - Rio de Janeiro
27/04
10 Milhas 2014 - São Paulo10 Milhas 2014 - São Paulo
27/04
8º Circuito De Sprint Tria...8º Circuito de Sprint Triathlon Santa Cecília TV - 2ª etapa

compre sua foto

 
encontre o seu
tênis ideal
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida de grau de obesidade de uma pessoa por meio de cálculo

Calculadora de IMC

A calculadora Tempo Run projeta o tempo para uma distância almejada, baseando-se no seu desempenho atual em outra distância.

Tempo Run

A calculadora de calorias indica quantas calorias você perde ao correr uma determinada distância.

Calculadora de calorias

Alcance sua meta nas provas e treinos! A pulseira é a ferramenta ideal para monitorar seu ritmo, km a km, em qualquer distância.

Pulseira de Ritmo

Compartilhe por email

Corredores e bronquite

A Dra. Ana Paula Beltran Moschione esclarece o que é a bronquite asmática e quais os reflexos dela nos corredores
Corredores e bronquite

Dra. Ana Paula Beltran Moschione Castro – diretora da ASBAI e integrante do grupo científico de Anafilaxia da ASBAI. Doutora em Pediatria com Especialização em Alergia e Imunologia Clínica pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em alergia e imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Mestre em Ciências da Saúde pela FMUSP. Doutoranda em Ciências da Saúde pela FMUSP. Docente de Curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia Clínica. Médica assistente da Unidade de Alergia e Imunologia, Instituto da Criança – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O2 Por Minuto – O que é bronquite?
Ana Paula – Quando sua origem é alérgica, a maneira correta de se falar é asma, que é uma doença inflamatória e obstrutiva de natureza alérgica das vias aéreas inferiores (brônquios). Por isso, a denominação popular de bronquite ou bronquite asmática. O organismo do indivíduo reage de forma exagerada a diversos estímulos, como partículas alergênicas, irritantes, poluentes, exercícios físicos, mudanças de temperatura ambiente, entre outros, e aumenta a produção de secreção do pulmão, prejudicando a passagem de ar. O asmático tem tosse frequente e prolongada, em geral noturna, podendo prejudicar o sono. O chiado no peito é outra característica do asmático, acompanhado de dificuldade para respirar. Os sintomas podem estar combinados ou ocorrer isoladamente. Assim, uma pessoa que tem tosse crônica pode ser asmática. Falta de ar quando pratica exercícios físicos é outra a manifestação da asma.

O2 – Quem tem bronquite pode correr?
Ana Paula – A prática de exercícios é encorajada nos pacientes asmáticos, desde que ele não esteja em crise no dia de fazer esportes. Qualquer esporte é bem vindo desde que o paciente sinta prazer em praticá-lo, sendo os melhores os exercícios que trabalham com respiração. Nadar, andar de bicicleta, brincar entre as crianças é bem-vindo. Alguns pacientes podem desencadear broncoespasmos durante a realização do exercício independente de serem asmático. Fatores como frio excessivo e falta de aquecimento antes do exercício podem interferir no desencadeamento do sintoma.

O2 – Quais os cuidados que os corredores com esse problema devem tomar para correr normalmente?
Ana Paula – Em primeiro lugar consultar um médico especialista. Ele irá definir o quadro e isto é fundamental, pois há outros diagnósticos relacionados ao cansaço durante os esforços físicos. Caso se confirme o broncoespasmo desencadeado pelo exercício, o paciente será orientado a praticar as medidas de prevenção.

O2 – Em que e como a asma pode dificultar a prática da corrida?
Ana Paula – Na verdade em NADA! Um paciente bem orientado saberá como realizar seu treinamento de forma adequada para que sua prática esportiva seja desempenhada da melhor maneira possível. Há muitos corredores asmáticos que em parceria com o médico e o treinador alcançaram grandes resultados.

O2 – É recomendável que pessoas nessas condições sempre corram com acompanhante?
Ana Paula – O acompanhamento médico é sempre recomendado, mas não há necessidade de acompanhante durante a atividade.

O2 – Há alguma dica para pessoas com bronquite se exercitarem sem sentir o problema?
Ana Paula – Após avaliação médica pode-se recomendar o uso de broncodilatadores, inalados 30 minutos antes do exercício. Esses remédios melhoram a capacidade respiratória e evitam sustos no treino. Evite suar a camisa em dias muito secos e em locais poluídos, principalmente em parques que ficam próximos de ruas e avenidas movimentadas. Procure correr fora dos horários de pico do trânsito por causa do aumento de poluentes no ar. Também vale ficar atento aos dias mais frios e às mudanças bruscas de temperatura.